Quem somos

A Fundação Catarinense de Assistência Social – FUCAS é uma organização fundacional, privada, de caráter socioassistencial, que foi instituída em 1977. Buscando alcançar seus objetivos, a FUCAS se pauta na política pública de Assistência Social e, assim, desenvolve seus serviços voltados à sustentabilidade e ao atendimento dos segmentos vulneráveis em Santa Catarina.

A FUCAS tem como objetivo contribuir para formação de cidadãos autônomos, reconhecedores da sua importância na sociedade, promovendo o vínculo familiar. Respeitando o que estabelece a sua missão, a FUCAS, dentro da proteção social da assistência, faz parte da rede socioassistencial básica, na qual desenvolve o programa – PROGRAMA FUCAS SOCIAL que foi concebido em 2020, prestando serviço de fortalecimento de vínculos e de qualificação para inserção no mundo do trabalho através de sete projetos que tem sua origem em quatro vertentes distintas relacionadas da nossa atuação: Esportes, Cultura e Artes; Capacitação e Serviço Social.

MISSÃO

Construir uma dinâmica social mais sustentável e empreendedora, impactando positivamente a vida de crianças, jovens e suas comunidades por meio de ações educacionais que fortaleçam seus projetos de vida e fomentem a promoção social.

VISÃO

Ser referência na atuação social e na capacitação profissional, construindo uma sociedade mais sustentável, empreendedora e inclusiva.

VALORES

transparência, ética, solidariedade, equidade, sustentabilidade, inovação.

Cada vez mais governos e empresas de todo o mundo vêm caminhando em uma direção comum: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. No ano de 2017 a FUCAS se tornou Signatária do Movimento ODS em Santa Catarina, desde então nossa Fundação vem buscando inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para que as atividades desenvolvidas estejam conectadas aos movimentos transformadores nos âmbitos vivenciais locais, nacionais e mundiais.

Na FUCAS trabalhamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os:

Cada área da FUCAS está apoiada em uma ODS diferente: (aqui pode entrar a arte das mãos)

Mão Amarela – Servico Social da FUCAS observa a relação da instituição e das famílias, tendo como objetivos uma ação integrada de parceria, buscando soluções para às problemáticas que se apresentam diariamente; fazendo orientação social e encaminhando a população usuária aos recursos que as instituições oferecem nas redes de serviços sócio assistenciais; coordenando, assessorando e participando de estudos e discussões de caso juntamente com a equipe técnica, de atendimento institucional. O conjunto de instrumentos, ferramentas e planos de atendimentos resulta na promoção da cidadania em consonância com as ODS 1, 2, 10, 11 (mão amarela):
ODS 1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
ODS 10 Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 11 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Nossos Projetos: Caixa Digital, Manutenção de Computadores, Arrecadação de Alimentos e Roupas, Colecionando Sonhos Promovendo a Paz, Comer Faz Bem.

Esporte ODS 3 (mão verde): Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
O projeto Esporte Cidadão promove a saúde, a socialização, a integração e a solidariedade por meio de atividades esportivas e de lazer. Hoje, são desenvolvidas as atividades de Judô, Voleibol, Handebol e Futsal.

Jovem Aprendiz ODS 4 (mão vermelha): Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
O projeto Aprendiz Empreendedor tem por objetivo capacitar, inserir e acompanhar os jovens ao mercado de trabalho, oferecendo um processo de formação contínua, assegurando os direitos trabalhistas e o exercício da cidadania de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Cultura e Artes ODS 16 (mão azul): Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Desenvolvemos o Projeto Cultura e Artes que tem como objetivo a inclusão social por meio das oficinas de dança e música.